01/06/2011

LICOR de MAÇÃ E CANELA Caseiro - Receita portuguesa -


A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida. A receita deste licor quem me enviou foi a  Veronica - A Vida é Bela  lá da zona de Trás-os-Montes (Terra Fria) Portugal, a terrinha do meu avô paterno sr. Manoel Albino Gonçalves . Ela faz este e outros que são uma tentação. Ela me enviou a receita passo a passo. mas o básico é: Colocar por 15 dias na aguardente 4 maças, cortadas em pedaços,sem sementes e 4 paus de canela. Depois coar e colocar em uma calda de açúcar
( fazer a calda na mesma quantidade da aguardente com a maça coada) , filtrar . Esperar esfriar e engarrafar. Aguardar 15 dias e saborear essa delícia!
Este vai para minha irmã que gosta de licor. Coloquei uma etiqueta que fiz no word e uma borboleta de cetim para dar um charme.Amarrei um cordão com duas contas.
Fiz também uma maça de tecido para ela usar como imã de geladeira. Aprendi com a Maria Elza - Artemelza AQUI. Já servi para amigos e na  opinião deles é delicioso.
Com a mesma receita mudando só a fruta (maracujá, jabuticaba) vou fazer mais licores. Eles são ótimos para servir no inverno. Lembre-se que o licor como toda bebida alcoolica deve seguir um manual de boas maneiras: Beber com moderação.  tomar licor após as refeições sobrevive há cinco séculos, dizem que é tonico e digestivo.

19 comentários:

  1. Olá.. é fácil não é?? e quanto mais tempo estiver a repousar melhor... cá por casa o preferido é o de maçã e canela, mas o de marmelo tb vai muito bem e o de casca de noz ainda melhor.. Continue com a produção e vá mostrando os resultados.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. OIE FLOR!!!

    Q BOM Q VC ESTAVA PASSEANDO, E SUAS TIARAS FICARAM LINDAS MSM, QUERIA TER MAIS TEMPO PARA FAZER TUDO D LINDO Q VEJO NO SEU BLOG,MAS POR ENQUANTO ESTA TD CORRIDO.AMANHA É O NIVER DOS BBS,VOU MANDAR BOLO PARA ESCOLA PARA Q ELES CANTEM PARABENS COM OS AMIGOS...MAS DECIDI Q A FESTA MESMO DE NIVER COM FAMILIA E AMIGOS VOU FAZER MES Q VEM JUNTO COM MEU NIVER DIA 10/07...VAI SER UMA FESTA GERAL DA FAMILIA RSRS...E VOU FAZER AQUELE PIRULITO DE BOLACHA...

    BEIJOKS....ÓTIMA QUARTA...FC C DEUS...

    ResponderExcluir
  3. Estamos fazendo uma votação para escolher os 10 melhores blogs mais interessantes e que atraiu um bom numero de visitantes durante os últimos 6 meses.
    Os ganhadores irão receber um selinho com o nome do seu blog, e seu blog será divulgado durante 1 mês no Salada Mixtta com o banner do seu blog,se você não possuir um banner,colocaremos só o nome do seu blog. A votação começará no dia 01/07/2011 e terá termino no dia 15/08/2011.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Alice
    Deve ter ficado delicioso esse licor.
    Obrigada por colocar link para o meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummm me deu água na boca... adoro licor!

    Beijinhos e obrigada pela visita!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Licor de jaboticaba é uma delícia. Tomei na casa de amigos. Nem sei se era artesanal.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Alice
    Deve ser bem gostoso...e vc caprichou na embalagem!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  8. Uma boa noite pra voce Maria Alice.Parece que fica delicioso,vou tentar fazer...

    ResponderExcluir
  9. muito bonito, mas eu nao bebo bebida que contem alcool, que peninha que nao sou a irma que vai ganhar....beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Alice.
    Adorei o seu licor.
    São lindos presentes.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  11. oieee

    obrigada pelo carinho com os bbs,a festinha na escola foi bem gostosa...criança pra todo lado rsrs

    beijokss....

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria Alice!

    Agora vc me deixou curiosa! Se vc fizer a cestinha substituindo o biscuit por tecido, me conta!! Terei prazer em divulgar teu trabalho!

    Beijinhos e bom final de semana!


    Lu

    ResponderExcluir
  13. Receita fácil de licor de jabuticaba: l kg ou mais de jabuticabas maduras e inteiras, 800 gramas de açucar e 1 garrafa de cachaça. Colocar os ingredientes em vidro de boca larga, deixar por 15 dias, tendo o cuidado de mexer todos os dias com uma colher de pau para misturar o açucar e coar depois de no mínimo 15 dias com coador de pano. A pinga retira da jabuticaba a polpa e a cor da casca. Fica maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,

    Adoro o seu blog... Sou portuguesa, estava a fazer uma pesquisa na net à procura de licores e vim parar aqui e fiquei fã.
    Vou experimentar fazer o licor de maçã e canela mas não sei que quantidade e aguardente que utilizou, pode indicar-me?
    Muito Obrigada e continuação de um Bom Trabalho!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e Ana, falam de receitas como se estivessem batendo papo na sala de casa......em família....🙈

      Excluir
  15. Como é maravilhosa a boa vontade de algumas pessoas em dividir o que sabe! Muito bem, que bom você compartilhar! Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, gostei do blog, tb sou transmontano, concelho de torre de moncorvo. Cintinue a partilhar os deliciosos licores. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tá, mas e as quantidades?
    Qui de aguardente......e no detalhe: de fazer calda com o mesmo tanto da aguardentr......desculpe mas não vi as medidas..... obrigado

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.